Como funciona o exame psicotécnico do Detran?

Para quem está planejando tirar a carteira de motorista, vale lembrar que uma das etapas para conseguir a licença através do Detran é o teste psicotécnico. Muita gente fica nervosa só com a ideia de fazer este exame, mas sabendo como ele funciona não vai haver surpresa. Se você quer alcançar a sua CNH, deve se preparar para todas as etapas!

Leia o texto a seguir e descubra como funciona o exame psicotécnico do Detran:

Solicitar a CNH

Antes de se preocupar com as etapas de aprovação do Detran, você deve primeiro se inscrever em um autoescola ou solicitar a sua CNH social. A segunda opção é um suporte oferecido para as pessoas que não podem custear a licença. Para concorrer a CNH gratuita, você deve realizar a inscrição no CNH.

Depois, é só ficar atento ao CNH social resultado e seguir as instruções para conseguir a sua primeira carteira de motorista!

O Teste Psicotécnico

Este teste tem vários objetivos,como por exemplo, avaliar o seu raciocínio, a sua capacidade de usar a lógica, de discursas, de utilizar sua memória, entre outros. Por isso, você deve ler tudo com muita atenção.

Já o teste que avalia a sua personalidade não irá dispor de acertos ou erros, mas irá analisar minunciosamente as suas respostas. Será importante para definir sua estabilidade emocional, sua ansiedade e impulsividade, e aspectos do gênero. Você não deve mentir nesta parte, responda tudo com honestidade e não tenha medo!

Concentre-se na sua prova e busque manter a calma. Algumas respostas serão pessoais, então foque em preencher tudo mas tente não perder tempo demais na questões. Afinal, você terá um prazo para finalizar o teste. Para reforçar, leia tudo com calma, isto serve para a leitura de imagens também. É preciso saber interpretar!

Como se preparar para esta etapa

A dica é que você realize provas semelhantes, com o mesmo modelo e intuito para que se acostume com o tipo de exame e não se surpreenda com a forma. Treinando em casa, você ficará menos nervoso porque já conhecerá o funcionamento da mesma. Não deixe o nervosismo sabotar a sua performance!

Você sabia que pode encontrar na internet diversos sites e aplicativos que simulem este tipo de avaliação? Isto pode ser um diferencial para você.

Como toda prova, não se esqueça de dormir bem antes, comer corretamente e se hidratar. Não deixe o nervosismo tomar conta e leia tudo com atenção!