Saiba quais os 7 estados que mais arrecadam com o IPVA

O Imposto sobre Propriedade Veicular (IPVA) é a principal forma de arrecadação para obras em vias públicas. Alguns estados arrecadam mais e outros menos mas depende de diversos fatores. Conheça quais estados que mais arrecadam IPVA no Brasil e os motivos. 

Quais Estados arrecadam mais IPVA?

Alguns contribuintes já notaram a diferença de valor de um mesmo veículo e ano entre um estado e outro. O motivo é bem simples: alíquotas diferenciadas. Mais veículos na rua significa maior necessidade de manutenção de via e se paga mais por isso. 

Os estados que mais arrecadam com IPVA possuem o maior número de carros, motos e afins em circulação. São os considerados também economicamente mais desenvolvidos, com maior venda de veículos a maior população. O IPVA 2018 SP está entre os mais elevados, por exemplo, mas a sua população é significativamente maior que Minas Gerais, por exemplo.

Os sete que mais arrecadam em ordem decrescente são:

  1. São Paulo
  2. Minas Gerais
  3. Rio Grande do Sul
  4. Paraná
  5. Rio de Janeiro
  6. Bahia
  7. Goiás

Nem sempre o estado com o maior território é o que mais arrecada. A Bahia, por exemplo, é bem maior territorialmente que Minas Gerais mas está em sexto lugar.

Quando um Estado arrecada pouco IPVA, o que acontece?

Quantidade de carros circulando nas ruas não possui relação direta com arrecadação. Em muitos estados a quantidade de não pagantes é superior à de impostos em dia. Com isso não há verba para manutenção de vias. O que se faz nesta situação?

Uma das medidas crescentes tomadas é a privatização de serviços de via. Um exemplo são os pedágios, com empresas tomando conta de rodovias para garantir sua manutenção por um preço para uso. O pedágio nunca pode ser a única forma de cruzar uma região mas é uma alternativa com melhores condições. 

Outra forma de arrecadar já vivenciada por alguns leitores é o aumento de zonas pagas com estacionamento. Se não há verba do IPVA é preciso ter dinheiro para construir e manter vias com perfeita sinalização. Se não há dinheiro para isso a aplicação de multas é uma forma e podem ser colocados mais sinais eletrônicos. 

Como pagar o IPVA?

A regra geral é que o boleto do IPVA fica disponível a partir do primeiro trimestre de cada ano. Ele pode ser enviado para o endereço cadastrado no sistema do Detran no ato da compra do veículo ou obtido eletronicamente no site do Departamento de Trânsito de sua região. Para pagar o IPVA 2018 RJ, por exemplo, é só ir até uma lotérica ou agência bancária de sua cidade com o boleto em mãos.

Deve ser pago à vista ou em em parcelas sem juros se não houver atraso. Pagamento do IPVA apenas em dinheiro, podendo ser débito em conta ou diretamente em um caixa. Não são aceitos cartões de crédito como pagamento. 

O imposto em atraso pode ser negociado em um balcão de atendimento do Detran ou diretamente na Secretaria da Fazenda (Sefaz) de sua cidade. A negociação envolve abatimento apenas na multa por atraso (com juros diários) e não no pagamento do imposto.